MINI FAZENDA PEDAGÓGICA: uma alternativa para facilitar as intervenções assistidas por animais em pessoas com deficiência

Autores

  • Ataide Caproni Morais Junior IFSULDEMINAS - Campus Machado
  • Renata Maculan IFSULDEMINAS - Campus Machado

Resumo

 As intervenções assistidas pr animais (IAA’s) baseiam-se na utilização de animais como mediadores e são desenvolvidas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Utilizar mini animais em atividades pedagógicas é um processo que pode contribuir com a interação e o desenvolvimento de pessoas com deficiências. Sendo assim, o objetivo do projeto de extensão consistiu em facilitar a interação de pessoas com deficiência que são participantes dos programas sociais “Aprendendo com as diferenças” e “Equoterapia” com mini animais de várias espécies, proporcionando momentos de entretenimento, recreação, motivação e melhora da qualidade de vida. Os resultados indicaram que a mini fazenda apresentou-se como uma alternativa de entretenimento para os praticantes de Equoterapia, reduzindo a ansiedade pela espera das sessões. Além disso, o contato com esses animais contribuiu para uma melhora da qualidade de vida de pessoas deficientes, proporcionando estímulos diversificados para a potencialização do desenvolvimento.

Downloads

Publicado

06-12-2023