VALORIZAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS E AFRICANOS: relato de experiência

Autores

  • Eduarda Fonseca Ferraz Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Rita de Cassia Brandão
  • Alice de Cássia Alexandre dos Santos Instituto Federal do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes
  • Melissa Salaro Bresci Bresci

Palavras-chave:

: Povos Indígenas; Povos Originários; Respeitar; Culturas; Importância; Atividades

Resumo

O presente relato de experiência, versa sobre o trabalho realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental numa escola de campo. O foco das ações foi a abordagem da diversidade cultural, enfatizando a importância dos povos indígenas e dos povos originários. Por meio da aplicação de atividades, buscamos mostrar aos alunos a relevância de compreender suas origens e apresentar-lhes diversas culturas existentes. O objetivo principal foi instigar a valorização da nossa diversidade e o respeito aos povos que fazem parte da história do país e por conseguinte conscientizar os alunos sobre a importância de reconhecer e respeitar a diversidade cultural presente em nossas vidas. Espera-se que, por meio dessas atividades, os alunos possam desenvolver uma percepção mais ampla e inclusiva, incentivando-os a valorizar e respeitar as diferentes culturas que enriquecem nossa sociedade. Ao compreenderem as raízes de nossa cultura, eles estarão mais preparados para serem cidadãos conscientes e respeitosos no futuro.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA