CONTANDO HISTÓRIA, FORMANDO LEITORES: a prática da contação de história no ensino fundamental anos iniciais

Autores

  • Fernanda Micaeli Ferreira Ribeiro Ifsuldeminas - Campus Inconfidentes
  • Caio Gerverson Pereira
  • Diego Garanhani Constantino
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento Nascimento

Palavras-chave:

Ludicidade; Leitura; Imaginário

Resumo

Este trabalho relata a experiência da importância da contação de histórias como ferramenta pedagógica no Ensino
Fundamental Anos Iniciais, aplicado em uma turma do 5º ano, visando compreender sua influência no interesse pela leitura, fluência e compreensão textual, além de estimular a imaginação e criatividade dos alunos. Foi destacado a habilidade única do ser humano em interpretar e raciocinar o mundo. A análise qualitativa das atividades dos alunos para identificar os impactos dessa estratégia na aprendizagem e formação de leitores, bem como a utilização como base, os estudos de Tahan, Ludke, Moran e Carmo, os quais ressaltam que a contação de histórias pode ser uma ferramenta lúdica e eficiente para promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos educandos. Assim, vinculado a um planejamento pedagógico bem estruturado, a contação de histórias tende a ampliar a aplicação e resultados da prática nos estudos de forma positiva.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA