IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS INVESTIGATIVO: relato de experiência sobre Projeto Biomas

Autores

  • Maria Luiza Simões Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Aline Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes
  • Jaqueline Nilza Maria Simões
  • Marcos Magalhães de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes https://orcid.org/0000-0003-0415-1714

Palavras-chave:

Aprendizagem; Ecossistema; Metodologia; Pesquisa.

Resumo

Metodologias de Ensino em Ciência que foquem na investigação dos alunos é de extrema relevância para sua formação pessoal e intelectual. Assim, o presente trabalho traz o relato de experiência sobre a Metodologia Investigativa desenvolvida no “Projeto Biomas”, aplicado em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II, na aula de Ciências, realizado do mês de abril a junho de 2023, com utilização de vídeos, jogos, pesquisa em grupo e enquetes didáticas. Foi possível observar que a aplicação de metodologias que objetivam a participação dos alunos na construção do próprio conhecimento de maneira dinâmica, geram mais interesse e resultado da parte deles. Além disso, estabelecer o Ensino Investigativo no Ensino de Ciências auxilia na formação do pensamento crítico do aluno e no que tange o tema biomas, promove maior entendimento sobre o ecossistema brasileiro e sua importância.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA