DEBATE EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Autores

  • Vitória de Carvalho Naldoni Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas
  • Alexandra Manoela Oliveira Cruz
  • Munike Gonçalves de Rezende

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa; CAPES; Educação; Metodologias ativas; PIBID.

Resumo

O presente relato de experiência descreve uma atividade realizada através do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio. O objetivo foi promover uma atividade em sala de aula baseada em debate para estimular diferentes habilidades. A atividade abordou a construção da Usina de Belo Monte, envolvendo aspectos positivos e negativos do projeto. Utilizando uma metodologia ativa, os alunos foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de apresentar argumentos e contra-argumentar. O debate resultou na escolha favorável à construção da usina em ambas as turmas, baseado nos argumentos apresentados e não na opinião pessoal. A experiência evidenciou a importância do PIBID na formação docente, preparando os futuros professores para os desafios da sala de aula e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA