RELATO DE EXPERIÊNCIA: educação ambiental nos anos iniciais

Autores

  • Adriana Aparecida de Paula Instituto Federal do Sul de Minas - campus Muzambinho - polo Machado
  • Evelise Pereira Oliveira
  • Hélia Patrícia Batista de Paulo
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes
  • Jair Silva Sobrinho

Palavras-chave:

Meio ambiente; Prática pedagógica; Reciclagem.

Resumo

A educação ambiental tem um papel primordial no desenvolvimento das pessoas, principalmente para as crianças que estão em pleno desenvolvimento, e é nesta fase que elas devem aprender a importância da preservação ambiental. Este trabalho surge de uma prática vivenciada na disciplina Prática Como Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS. O objetivo deste trabalho foi estabelecer a valorização do meio ambiente por meio de atividades práticas. A prática foi realizada com apenas uma criança devido ao contexto de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19. As ações foram organizadas em quatro atividades: criação de brinquedos utilizando materiais recicláveis; separação do lixo; passeio pelo parque e o cultivo de sementes em vasinhos. Durante a aplicação da prática foi possível ver o entusiasmo do estudante, principalmente por se tratar de atividades lúdicas que são incomuns no dia a dia escolar. Conclui-se que, o tema da educação ambiental é pouco abordado em sala, sendo necessário a implantação de atividades, que permitem associar o que é ensinado em sala com as vivências do dia a dia.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA