O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E DAS RELAÇÕES HUMANAS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Gisele Aparecida Silva Instituto Federal, Campus Machado
  • Elielson Borges Franco Instituto Federal, Campus Machado
  • Juliana Cristina Alves
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes
  • Jair Silva Sobrinho

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência, com análise crítico-reflexiva, a partir da prática de conclusão de curso realizada
em 2022, numa escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, em São João da Mata, MG. Após o isolamento social
devido à Covid-19, professores e pais sentem dificuldades em trabalhar com as crianças que criaram certa dependência
do aparelho celular, se mostrando, muitas vezes, individualistas. O problema de pesquisa é: De quais formas a gestão
escolar pode contribuir para o desenvolvimento socioemocional entre estudantes da Educação Infantil e Ensino
Fundamental? O objetivo geral foi o de refletir, a partir de vivências e práticas, sobre o papel da gestão escolar no
desenvolvimento da afetividade nas relações humanas dos educandos. Como resultados, viu-se a importância da atuação
da gestão escolar para sanar dificuldades, buscando envolver toda a comunidade escolar no planejamento e execução das
ações, além da compreensão de que a educação escolar deve colaborar também no desenvolvimento da afetividade de
seus educandos, o que engloba pensar no campo das emoções, dos afetos e das relações sociais das crianças.

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Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA