UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS COMO APOIO AO ENSINO DE TESTE DE SOFTWARE
Palavras-chave:
Qualidade, Software, Educação, Erros, Desafio.Resumo
O teste de software é uma atividade de fundamental importância para a garantia da qualidade de um produto de software, bem como minimização e identificação de falhas, sendo estas das mais simples às mais complexas de serem solucionadas. Embora exista grande relevância sobre essa área e os impactos que ela pode ter no processo de desenvolvimento, quando analisamos o seu ensino é possível identificar desafios encontrados pelos docentes ao trabalhar esse tipo de conteúdo. O qual, muitas vezes, é ensinado de modo tradicional, por meio de aulas expositivas teóricas, focadas no professor e desconectadas da realidade. Nesse aspecto, uma das alternativas que busca trazer o estudante ao centro da aprendizagem, tendo como princípio sua autonomia, é o uso de estratégias ativas. Sendo assim, esse trabalho visa explorar a metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Casos (ABC), como ferramenta de apoio para o ensino de Teste de Software (TS), buscando trazer experiências mais significativas ao aluno e contribuir de modo geral com a área de Educação em Engenharia de Software.