GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma proposta para recompor as aprendizagens nos anos iniciais

Autores

  • Márcia Beatriz Gonçalves Dias IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO POLO VARGINHA

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Defasagens; Habilidades; Motivação e Tecnologia.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem pós-pandemia está sendo desafiador tanto para os estudantes quanto para os professores. As dificuldades apresentadas pelos alunos ficaram tão acentuadas neste período que trabalhar com as habilidades essenciais de Matemática, propostas pela BNCC se tornaram impraticáveis. Neste sentido, a gamificação foi escolhida para auxiliar na recomposição das aprendizagens destas habilidades para que progressivamente as crianças se aproximem do alcance das habilidades do ano em que estão. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo fazer um relato de pesquisa de como a proposta de GAMIFICAR o ensino de Matemática foi elaborado, aplicado e analisado numa turma de 3º ano do EFI de uma escola municipal de Belo Horizonte. Os documentos da BNCC, da UNICEF, os artigos de França (2015), Hickmann et al. (2022) e o Livro Mágico da Gamificação de Carvalho et al. (2020) serviram de aporte teórico para este trabalho.

 

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação SIMPÓSIO