VIVÊNCIAS E PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLA: contribuição para promoção do interesse e motivação dos alunos
Palavras-chave:
Educação; Colaboração; Participação dos paisResumo
O presente trabalho constitui um relato de experiência elaborado a partir da vivência na disciplina Prática como
Componente Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Como problema de pesquisa foi proposto: de quais maneiras a relação de família e escola podem trazer impactos positivos aos estudantes de Educação Infantil? Em resposta, a hipótese construída foi a de que a integração da família no ambiente escolar deve ser propiciada a partir de uma gestão participativa o qual possibilita uma maior interação entre os atores que fazem parte do contexto escolar. O objetivo geral do trabalho foi fortalecer a parceria entre a escola e as famílias, promovendo o envolvimento dos responsáveis no ambiente escolar e a melhoria da qualidade da educação. Ao longo das atividades foram realizadas conversas com as famílias e com a gestão a fim de verificar o grau de sintonia entre eles. A partir destes encontros, foram elaboradas atividades que trouxeram a família para o trabalho junto à criança. Os resultados esperados foram alcançados, visto que os participantes do projeto compreenderam a importância da família na escola e da gestão com esse tema.