A UNIÃO DA GESTÃO ESCOLAR COM A COMUNIDADE: utilizando recursos midiáticos contra a evasão escolar

Autores

  • Juliana Cristina de Moraes Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Muzambinho/Polo Machado
  • Renata Mezete Gouveia

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Fundamental I, Fracasso escolar

Resumo

Este relato de experiência apresenta as intervenções da Gestão Escolar junto ao município de Turvolandia, a fim de amenizar os percentuais de abandono e evasão escolar. Neste contexto, de quais formas a gestão escolar pode implementar ações práticas a fim de mitigar os índices de fracasso escolar e subsequente evasão escolar no Ensino Fundamental I? Para isso, o presente trabalho objetivou relatar vivências da mediação junto à comunidade para alertar sobre esse problema, visando a diminuição de seus índices, utilizando os meios de comunicação disponíveis na localidade. Esperava-se entusiasmar os cidadãos por meio de programas e anúncios nas rádios locais, apontaria a necessidade do contato do gestor com a sociedade local no processo de cuidado com os estudantes e discutiria a importância de intervenções que visassem mitigar o abandono dos estudos. Para isso, o projeto consultou os alunos, fez panfletagens, reuniões com a comunidade e anúncio em rádio comunitária. Os resultados foram: a identificação de estudantes retornando ao ambiente pedagógico, bem como denúncias encaminhadas ao Conselho Tutelar do município.

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Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA