ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: o relato de uma experiência com alunos do sexto ano

Autores

  • Pedro Zarotti Moreira Professor Supervisor do Pibid - Campus Inconfidentes
  • Marcus Marcusso
  • Alícia Alves Silva
  • Isabela Cler Barbosa
  • Kênia Cristina Teófilo da Silva
  • Marina Costa
  • Jacqueline Aparecida de Souza Silva

Resumo

Este texto constitui-se de um relato de uma experiência acerca da atuação de um grupo de discentes do curso de História integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os quais elaboram e aplicaram um plano de aula com a temática indígena em uma classe de sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste plano foi o de apresentar uma cronologia sobre a história dos povos originários no Brasil desde a sua chegada até os dias atuais. Para tanto, foi realizada uma exposição oral dialogada, destacando importantes momentos da história da presença indígena em nosso território, seguida da realização de um jogo de quebra-cabeças virtual intitulado Arte Indígena. Evidenciou-se, após a conclusão do plano, o potencial que as temáticas indígenas aliadas a atividades lúdicas possuem para despertar o interesse entre os alunos do início do Ensino Fundamental II.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Filosofia / Sociologia / Ciência política / Antropologia / Arqueologia / História / Teologia JORNADA