RELATO DE EXPERIÊNCIA: atividades fonológicas na educação infantil

Autores

  • Maria Helena de Oliveira IF Sul de Minas
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento Nascimento

Palavras-chave:

Consciência Fonológica; Educação Infantil; Emoções; Lúdico.

Resumo

O presente trabalho concentra-se na temática de fonologia na Educação Infantil, objetivando
demonstrar atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento fonológico, através de uma
abordagem qualitativa. 2020. A partir do desafio de realizar atividades práticas na disciplina de
PCC – Prática como Componente Curricular na Educação Infantil foram planejadas possíveis
atividades que poderiam auxiliar os alunos de uma turma de Educação Infantil em um Centro de
Educação Infantil em específico, da região do Sul de Minas. As atividades concentraram-se em
como essas ações poderiam contribuir no desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, constatou-se a
possibilidade de realizar atividades que envolviam a fala, a participação e o envolvimento dos
educandos utilizando temáticas como as emoções e utilizando o lúdico para despertar o interesse
dos educandos. A partir de uma análise qualitativa, este trabalho verifica ações desenvolvidas na
referida disciplina, pelo grupo em questão, além de evidenciar a importância do desenvolvimento da
fala e de atividades que promovam a fonologia adequada na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA