ANÁLISE DE SENTIMENTOS APLICADA A VÍDEOS EDUCACIONAIS DO YOUTUBE EM BUSCA DE PADRÕES DE ENGAJAMENTO
Palavras-chave:
Videos, Engajamento, Youtube, Educação, Analise de sentimentosResumo
O estudo investigou a relação entre a linguagem e a emoção demonstrada pelos professores em vídeo aulas educacionais e o engajamento dos alunos. Foi aplicado um algoritmo de Análise de Sentimento em legendas de vídeos do YouTube, relacionando a linguagem com a proporção de likes/views dos vídeos. Os resultados mostraram que a correlação entre o grau de positividade e o engajamento é mínima e não relevante para o envolvimento dos alunos. Outros fatores, como elementos visuais, técnicas linguísticas, piadas e conteúdo curioso, parecem influenciar mais o engajamento. A presença de linguagem negativa não teve um impacto considerável no engajamento geral. Conclui-se que a análise de sentimentos por si só não é suficiente para explicar o engajamento, sendo necessário explorar outros fatores, como técnicas criativas e interações com o público, para entender melhor o que motiva os espectadores a se envolverem com o conteúdo educacional em vídeos. Futuras pesquisas devem abordar esses elementos para uma compreensão mais completa do impacto da linguagem e de outros fatores no engajamento em vídeo aulas educacionais.