MAPA MENTAL: relato de experiência de uma prática aplicada em turmas do Ensino Fundamental II durante o projeto PIBID

Autores

  • Bianca Vilela Caetano da Silva IFSULDEMINAS – Campus Machado - Bolsista PIBID/CAPES
  • Adriana Vilela Bolsista PIBID/CAPES, IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Júlia Duarte Barbosa Bolsista PIBID/CAPES, IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Duillio AlvesCaixeta Bolsista PIBID/CAPES, IFSULDEMINAS – Campus Machado

Palavras-chave:

Aplicações; Metodologia; Atividade lúdica; Ensino de ciências.

Resumo

Um mapa mental é uma representação gráfica que auxilia na explicação de conceitos complexos de maneira
simples e objetiva, ele parte de uma ideia central e se ramifica para conceitos relacionados, tornando-se uma
ferramenta dinâmica e prática. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das aulas práticas
utilizando mapas mentais na disciplina de Ciências, sobre os temas substâncias e misturas, e deriva continental
durante o projeto PIBID. Este trabalho explora o uso e os resultados dos mapas mentais em sala de aula. Com a
utilização dessa atividade, notou-se sua importância como método de ensino que envolve os alunos e incentiva o
aprendizado.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA