DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Cícero Eduardo de Rezende IFSMG- Inconfidentes
  • Leonardo Ribeiro de Alencar Bueno Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes
  • Jaqueline Nilza Maria Simões Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes
  • Marcos Magalhães Souza Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes https://orcid.org/0000-0003-0415-1714

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Metodologias, Biologia

Resumo

Aulas práticas no laboratório de ciências na rede pública de ensino em grande parte das escolas são inexistentes, seja por falta de laboratório, técnico especialista, formação de professores ou até mesmo para evitar perdas financeiras acarretadas por danos a equipamentos. O presente foi realizado na escola estadual situada no município de Bueno Brandão e atendeu turmas do sexto, sétimo e primeiro ano do ensino médio. As turmas com cerca de 40 alunos foram direcionados separadamente ao laboratório de ciências da escola, onde ocorreu apresentação do espaço e do aparelho de microscopia e seu bom manuseio. Posteriormente lâminas com cortes vegetais, secreções bucais e sal iodado foram visualizados para elucidar assuntos tratados nas aulas teóricas. Os alunos se mostraram muito empolgados e dispostos a aprender sobre o que lhes foi mostrado, ansiosos pela próxima experiência prática, porém o tempo de aula é muito curto, não permitindo que explorassem mais sobre o tema. A aula prática de ciências foi importante para que os alunos saíssem do abstrato e conseguissem aplicar o conhecimento previamente adquirido a elementos do dia-a-dia.  

 

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA