BRINCANDO E APRENDENDO: a ludicidade como ferramenta pedagógica na educação infantil

Autores

  • Osmar Pereira de Vilas Boas IFSULDEMINAS CAMPUS MUZAMBINHO
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento Nascimento

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Brincar.

Resumo

Na Educação infantil, é importante que as práticas lúdicas se tornem aliadas do professor, sendo identificadas em um autêntico ambiente educacional e de aprendizagem baseado em didáticas lúdicas. Na verdade, a ludicidade não significa algo físico, mas um método didático-pedagógico que faz do aluno o protagonista ativo do processo educativo e não apenas um sujeito passivo. Este trabalho tem como finalidade apresentar um estudo acerca do papel da ludicidade como ferramenta pedagógica na Educação Infantil, relacionando-o com as vivências práticas relatadas por um aluno do curso de Pedagogia. Para tanto, adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, uma vez que através deste trabalho pretende-se contextualizar os relatos realizados por um aluno sobre os benefícios da ludicidade na aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Foi possível concluir que os brinquedos e brincadeiras podem ser utilizados como estratégias facilitadoras e motivadoras da aprendizagem, através das atividades lúdicas os alunos podem demostrar um maior envolvimento e melhor retenção por meio de um ambiente de aprendizagem ativo.
Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Brincar.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Currículos específicos / Orientação e Aconselhamento JORNADA