RELATO DE EXPERIÊNCIAS: implantação de jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo

Autores

  • Jonas Dario de Assis IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
  • João Norberto Sato Silva
  • Joao Pedro Gonçalves
  • Gabriel Henrique Marcelino Moraes e Silva
  • Nathalia de Araujo
  • Everaldo Rodrigues Ferreira
  • Sindynara Ferreira

Palavras-chave:

Alfabetização, Preservação, Hortaliças

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência dos bolsistas voluntários quando da implantação de um jardim sensorial de plantas ornamentais e hortaliças como instrumento pedagógico para adultos em processo de alfabetização. O objetivo do projeto foi e ainda é promover um ambiente lúdico e envolvente, que estimule o contato com a natureza e o desenvolvimento de habilidades importantes para a alfabetização. É possível, com as experiências vivenciadas durante a implantação e utilização do jardimsensorial, que as atividades realizadas nele possam contribuir significativamente para o processo de alfabetização de adultos, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e incentivando a adoção de práticas de cultivo sustentáveis no cotidiano. Enquanto bolsistas voluntários neste projeto, relatamos um crescimento pessoal e profissional inestimável, pois colocamos em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, melhorando o convívio em grupo além de cumprir nosso papel de cidadãos, auxiliando em demandas da sociedade como a alfabetização.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Agronomia: Fitotecnia – Culturas Anuais JORNADA