DESCOBRINDO O SISTEMA EXCRETOR: uma experiência de palavras cruzadas no oitavo ano
Palavras-chave:
Cruzadinha, Intervenção Didática, Residência PedagógicaResumo
O Programa de Residência Pedagógica, que visa fortalecer e aprofundar a formação teórico prática de estudantes de cursos de licenciatura e contribui para a construção da identidade profissional docente, permite, entre diversas atividades de regência, o contato direto dos seus residentes com os alunos de escolas públicas, ministrando aulas e transmitindo conhecimento através dos conteúdos englobados em cada ano letivo. Dois residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho, planejaram e ministraram uma aula sobre Sistema Excretor, visando apresentar o sistema, seus órgãos e mecanismos, devido a sua importância de atuação na eliminação de substâncias tóxicas, que permite a homeostase do organismo. A aula foi ministrada a uma turma do 8° ano da escola parceira, Escola Estadual Cesário Coimbra, por meio de metodologia expositiva dialogada com apoio de modelos didáticos e cruzadinha para reforçar os conhecimentos. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência dos residentes, no papel de professores planejando, desenvolvendo e aplicando a aula, bem como os frutos constatados.