UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PLICKERS COMO MÉTODO DE REVISÃO: uma vivência didática no ensino fundamental

Autores

  • Gabriel Martins Moraes IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Raquel Christina Vinco Silva
  • Ingridy Simone Ribeiro

Palavras-chave:

Energia; Gamificação; Residência Pedagógica.

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica oferece aos alunos dos cursos de licenciatura a oportunidade de vivenciar a
rotina docente em escolas públicas, ao mesmo tempo em que aprimoram e experimentam metodologias diferenciadas e criativas, como a gamificação. - que consiste na inserção de estratégias de jogos no ambiente escolar. No IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, um residente do programa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, utilizou o Plicklers e seus QR codes em uma dinâmica de revisão do conteúdo "Energia" com duas turmas de oitavo ano da Escola Estadual Cesário Coimbra. A atividade estimulou o aprendizado por meio do trabalho em grupo e compartilhamento de conhecimentos. Portanto, este trabalho objetivou relatar a experiência da intervenção pedagógica com a utilização da gamificação em uma escola pública do ensino fundamental. A análise dos resultados coletados indicou que ambas as turmas obtiveram uma média de aproveitamento superior a 60%, comprovando que a utilização de tecnologias em sala de aula aumenta a retenção de conteúdo e estimula a participação dos estudantes.

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Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA