EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS VIVENCIADOS EM SALA DE AULA: a residência pedagógica como laboratório de formação de futuros docentes

Autores

  • Gabriel Martins Moraes IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Raquel Christina Vinco Silva
  • Ingridy Simone Ribeiro

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica é uma oportunidade valiosa para os estudantes dos cursos de licenciatura, pois atuando nas escolas públicas, eles enfrentam e aprendem a contornar os desafios típicos do ambiente escolar, o que os prepara para o ambiente de trabalho futuro. Um estudante do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou uma aula sobre as propriedades específicas da matéria para uma turma do 6° ano de uma escola pública. O conteúdo foi apresentado por meio de material em slide elaborado com base no livro didático adotado pela escola. A aula foi estruturada em revisão de conteúdo anterior e apresentação das novas propriedades, sendo utilizados um computador, um projetor e o livro didático. Durante a regência, o residente enfrentou alguns desafios, como problemas técnicos com o equipamento, atraso na aula, conversas paralelas e dispersão da atenção dos alunos, tendo a tarefa de contorná-los e concluir o plano de aula, levando conhecimento científico de qualidade. Assim, este trabalho destaca a experiência do residente na regência, incluindo os desafios encontrados e como eles foram superados.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Currículos específicos / Orientação e Aconselhamento JORNADA