Desafios de integração digital na docência em períodos de pandemia

Autores

  • Kimberly Macedo Mariano Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Tamires Azevedo Vilela
  • Nathany Cristina Araujo

Palavras-chave:

Ensino Hibrido; Gestão Escolar; Pandemia; Tecnologia.

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso se trata de um relato de experiência, que visa analisar o papel da  gestão escolar perante o uso das tecnologias no ensino híbrido sob a pandemia, apresentar os desafios enfrentados pela administração e discutir a importância do uso das ferramentas tecnológicas e sua aplicabilidade. A metodologia utilizada está pautada em uma abordagem qualitativa e embasada em pesquisas bibliográficas realizadas em busca de analisarmos a prática vivenciada que consistiu em uma entrevista realizada com a gestão escolar e a aplicação de um formulário digital ao corpo docente. Tendo como embasamento as pesquisas bibliográficas realizadas a partir do projeto apresentado na disciplina de “Prática como componente curricular” (PCC VI), o assunto relevante, visto que a tecnologia tem sido de suma importância no cenário no qual  as interações sociais e físicas tornaram-se digitais obrigatoriamente. Como resposta aos resultados, o projeto possibilitou a gestão escolar uma visão mais clara sobre o uso e aplicabilidade das ferramentas tecnológicas em que se encontrava maior desafio e dificuldade, sendo satisfatória tanto para a equipe escolar, quanto para as graduandas.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA