RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TELETANDEM – APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUAS (PORTUGUÊS E ESPANHOL) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Aline Fernandes da Silva Renó IFSULDEMINAS, Campus Machado

Resumo

O objetivo deste relato é o de apresentar uma experiência de ensino-aprendizagem telecolaborativo de línguas por meio do Projeto Teletandem, que foi realizado no segundo semestre de 2020, com estudantes de espanhol do Ensino Médio Integrado do Campus Machado e estudantes de português da Escola de Idiomas da Província de Jujuy, no norte da Argentina. Diante da pandemia da COVID-19 e da consequente migração das aulas presenciais para o ambiente on-line buscou-se uma alternativa para que os estudantes que cursavam a disciplina de forma optativa mantivessem o contato com a língua espanhola e se desenvolvessem ainda mais por meio da comunicação autêntica via Teletandem. A palavra tandem vem da bicicleta de dois lugares que precisa do esforço dos dois ciclistas para sua locomoção. Assim também é o Teletandem que precisa da colaboração dos dois aprendizes para a construção mútua do conhecimento. Nessa telecolaboração pautada nos princípios da autonomia, reciprocidade e separação de línguas os participantes puderam aprender sobre a língua espanhola e a cultura argentina e ensinar sobre a língua portuguesa e a cultura brasileira.

Downloads

Publicado

2022-12-22