TEORIA DA INCLUSÃO

os limites e as potencialidades da inclusão escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Integração socioeducacional, Direito à igualdade

Resumo

Este artigo objetivou apresentar a Teoria da Inclusão, as barreiras limitadoras a ela e suas potencialidades no âmbito escolar, através de uma revisão bibliográfica e documental. A inclusão escolar é uma obrigatoriedade para todas as escolas do Brasil, sejam elas da esfera municipal, estadual, federal ou privada. Assim, todas as etapas e modalidades de ensino podem receber discentes com necessidades educacionais específicas. É importante refletir sobre a inclusão, sobre as questões legais que a amparam e as formas como os Institutos Federais promovem o acesso, permanência e êxito no seu processo educacional. Conclui-se que a inclusão é mais eficaz quando o ensino e a aprendizagem são potencializados com a ajuda de ferramentas e tecnologias, a fim de que a formação humana integral aconteça para todos.

Biografia do Autor

Judite, IFSULDEMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Especialista em Gerência de Unidade de Informação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Londrina. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Experiência em consultoria em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior e organização de documentos e informação. De 2002 a 2013 atuou como gestora da biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Londrina. Servidora pública federal. De 2014 a 2017 atuou como Coordenadora das Bibliotecas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Atualmente é Coordenadora de Biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

Lucinéia, IFSULDEMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Especialista em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto Superior de Educação e Cultura "Ulysses Boyd" (UNICIDADE). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Certificada em Proficiência no Uso e no Ensino da Libras, pelo MEC/UFSC. Certificada em Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa, pelo MEC/INES. Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade Pitágoras Unidade Guarapari. Servidora Pública Federal no IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas, onde atua como Intérprete de Libras desde 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Formação de Professores em Libras.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica SIMPÓSIO