APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • ALEXSANDRA MARTA DA SILVA ALVARENGA IFSULDEMINAS - POÇOS DE CALDAS
  • NOEMI MARCIA ALVARENGA MATEUS IFSULDEMINAS - POÇOS DE CALDAS

Palavras-chave:

Problem-Based Learning, Ensino técnico, Aprendizagem autodirigida

Resumo

Este texto, caracterizado como pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e as formas pelas quais ela contribui na construção da aprendizagem, trazendo sua relevância no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. Com a finalidade de solucionar problemas, ela promove a utilização dos conhecimentos prévios pelos estudantes que têm a oportunidade de discutir, adquirir e integrar os novos conhecimentos. Essa aproximação do real, aliada à aplicação prática, facilita uma retenção maior do conhecimento e, neste sentido, a ABP valoriza, além do conteúdo a ser aprendido, a forma como ocorre o aprendizado, reforçando o engajamento do estudante durante o processo e desenvolvendo sua autonomia, a interdisciplinaridade entre os conteúdos e uma real indissociabilidade entre teoria e prática, além de promover o raciocínio crítico, habilidades de comunicação, questões essas imprescindíveis à qualidade no ensino médio integrado à educação profissional.

Biografia do Autor

NOEMI MARCIA ALVARENGA MATEUS, IFSULDEMINAS - POÇOS DE CALDAS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), IFSULDEMINAS, câmpus Poços de Caldas. E-mail: noemi.alvarenga@alunos.ifsuldeminas.edu.br 

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica SIMPÓSIO