APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Problem-Based Learning, Ensino técnico, Aprendizagem autodirigidaResumo
Este texto, caracterizado como pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e as formas pelas quais ela contribui na construção da aprendizagem, trazendo sua relevância no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. Com a finalidade de solucionar problemas, ela promove a utilização dos conhecimentos prévios pelos estudantes que têm a oportunidade de discutir, adquirir e integrar os novos conhecimentos. Essa aproximação do real, aliada à aplicação prática, facilita uma retenção maior do conhecimento e, neste sentido, a ABP valoriza, além do conteúdo a ser aprendido, a forma como ocorre o aprendizado, reforçando o engajamento do estudante durante o processo e desenvolvendo sua autonomia, a interdisciplinaridade entre os conteúdos e uma real indissociabilidade entre teoria e prática, além de promover o raciocínio crítico, habilidades de comunicação, questões essas imprescindíveis à qualidade no ensino médio integrado à educação profissional.