ENSINO LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL

brincar e aprender

Autores

  • Amanda Celene do Carmo Rodrigues Instituto Federal do Sul de Minas
  • Camila Isabel Pereira Gonçalves

Resumo

O presente relato de experiência trás como principal objetivo apresentar atividades lúdicas para que de forma espontânea possa despertar o interesse e o engajamento das crianças no desenvolvimento da leitura e da escrita. De acordo com os autores referenciais, o lúdico é peça fundamental no processo de ensino e auxilia no desenvolvimento integral da criança. A prática foi produzida durante o primeiro ano de pandemia, onde os alunos estavam em casa isolados. A criança aprende e pratica de forma prazerosa e contribui de forma significativa para a construção de todo conhecimento envolvido em determinada atividade. O ato de exercícios lúdicos pode ser orientado independentemente de espaço, ou de objetos proporcionando que criança crie, recrie, e use sua imaginação. O educando desenvolve a atividade com entusiasmo, atenção e cuidado, com o mínimo de dificuldade,  para fácil entendimento. As considerações deste trabalho são a constatação de que a ludicidade é importante e precisa se fazer presente nas atividades pedagógicas do cotidiano do Ensino Fundamental - anos iniciais, assegurando a aprendizagem na leitura e escrita.

Biografia do Autor

Amanda Celene do Carmo Rodrigues, Instituto Federal do Sul de Minas

Autor: Camila Isabel Pereira Gonçalves

Coautor: Maria Cristina Ferreira do Nascimento

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA