CIDADANIA NA EDUAÇÃO NÃO FORMAL

um olhar para o Parlamento Jovem de Minas e os Temas Contemporâneos Transversais

Autores

  • Lucas Silvério Medáu Dias IFSULDEMINAS
  • Vanilda IFSULDEMINAS
  • Bruno IFSULDEMINAS

Palavras-chave:

Educação para a cidadania; Educação não formal; Temas contemporâneos transversais; Parlamento Jovem de Minas; Ensino médio.

Resumo

A educação para a cidadania promovida no âmbito do programa Parlamento Jovem de Minas (PJ de Minas) pode ser
analisada em comparação aos temas contemporâneos transversais (TCTs). Este estudo de análise documental e revisão
bibliográfica buscou demonstrar qual relação há entre a educação para a cidadania do PJ de Minas estabelece com a
educação regular e escolar. Com o exposto na discussão teórica e na análise de documentos foi nos possível concluir
que o Programa Parlamento Jovem de Minas é sim complementar na educação de seus participantes uma vez que
aborda temas e metodologias que a escola regular não consegue, por muitas vezes, ofertar aos discentes. A despeito dos
TCTs podemos perceber que mesmo que não intencionalmente, o programa cumpre a missão de abordá-los - ainda que
não integralmente entre os 15 temas – com destaque para a macroárea “cidadania e civismo” dado o caráter do
programa de educação para a cidadania.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA