MONITORIA DE QUÍMICA

continuidade de um projeto no ensino remoto

Autores

  • Thalita Ferreira Menegassi de Souza IFSULDEMINAS
  • Francielle P. da SILVA
  • João Victor de C. ALMEIDA
  • Gilze B. C. BORGES

Resumo

As aulas presenciais do IFSULDEMINAS foram suspensas desde o dia 18 de março de 2020 dada a Pandemia da Covid-19 e continuaram suspensas em 2021. Foram dois anos de trabalho remoto por meio de momentos síncronos e assíncronos. A disciplina de Química, por ter conteúdos relacionados com conceitos abstratos e/ou envolvendo cálculos, apresentou-se como um grande desafio para garantir o aprendizado dos alunos. Portanto, foi necessário um acompanhamento mais próximo para garantir o aprendizado e desenvolvimento do aluno frente a estes conteúdos em meio a Pandemia. A monitoria em Química foi uma proposta para auxiliar os alunos no aprendizado da disciplina, uma vez que aproxima a linguagem do aluno com o próprio aluno, utilizando metodologias mais facilitadoras com materiais desenvolvidos pelos próprios, de forma a superar as dificuldades e a falta de motivação. Neste contexto, este projeto de ensino teve como objetivo ofertar monitoria de química de modo remoto, propiciando metodologias facilitadoras e ferramentas criadas pelos próprios alunos monitores, possibilitando assim maior interação com a disciplina.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA