PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MANEQUINS VETERINÁRIOS

Autores

  • Sheron Luma de Oliveira Unesp Botucatu
  • Edivaldo Aparecido Nunes Martins IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Vivissecção, Aula prática, Ensino, Método humanístico, Animais

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem, as aulas práticas são importantes para a formação dos enfermeiros e médicos veterinários. A necessidade do uso de animais vivos durante essas aulas tem sido questionada e alternativas substitutivas ao uso desses animais, tais como os manequins, tem sido viabilizada. No Centro Pedagógico Veterinário do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, existem manequins que ficam à disposição dos alunos para treinamento durante as aulas práticas do curso de Enfermagem Veterinária. Sendo assim, esse trabalho objetiva avaliar a experiência do uso de manequins como método substituto aos animais vivos e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Enfermagem Veterinária do IPB. Um questionário com perguntas referentes à experiência e importância dos manequins foi criado e 13 alunos, do 1° ao 3° ano, responderam-no. Concluiu-se que manequins veterinários são importantes ferramentas no processo de treinamentos práticos dos alunos do curso de Enfermagem Veterinária, além de ser um método considerável em substituição ao uso animais vivos em aulas práticas.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA