IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Lúcia Machado Insituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
  • Ana Carolina INSITITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS

Resumo

Esse relato de experiência visa apresentar a ação pedagógica vivenciada na disciplina de Prática como Componente Curricular III do curso de Pedagogia do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Polo Machado, realizada com dois estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental I de escolas públicas em
Machado. O trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2020, período em que as aulas presenciais estavam suspensas em decorrência da pandemia de COVID-19, motivo pelo qual
as atividades foram realizadas na residência das crianças. O objetivo é refletir sobre a importância do lúdico no processo de Alfabetização bem como para abordagem de práticas de
letramento. A execução da prática aconteceu por meio de atividades lúdicas utilizando como recurso uma caixa de Alfabetização contendo tampinhas e bicos de garrafas pet e algumas
imagens impressas, e nos permitiu concluir que o lúdico contribui de forma significativa para o ensino e aprendizagem, pois favorece o interesse da criança e contribui para o
desenvolvimento de suas capacidades cognitivas sendo um recurso facilitador para aquisição de novas habilidades.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA