Um A LUDICIDADE E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

análise de uma atividade prática

Autores

  • Lílian de Souza Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Maria Cristina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Lílian de Souza Carvalho
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento
  • Josiane Idalina Ribeiro Barboza
  • Tainá Cristina da Rocha

Palavras-chave:

Ludicidade; Educação Infantil; Ensino de Matemática.

Resumo

O presente trabalho busca refletir como a ludicidade se apresenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil? Para isso, tem como objetivo compreender se e como a ludicidade aliada a uma atividade de Prática como Componente Curricular contribuiu para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Como objetivos específicos, o presente trabalho visa realizar um estudo na literatura sobre a importância da ludicidade no ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil e compreender como as crianças se manifestaram durante a aplicação de uma atividade lúdica de matemática na educação infantil. Como principais resultados, percebeu-se que a atividade prática vivenciada e analisada oportunizou a aprendizagem da matemática por meio de um ambiente lúdico, em que as crianças se envolveram com jogos e brincadeiras voltados ao desenvolvimento de habilidades psicossociais e motoras.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA