ATENDIMENTO EDUCACIONAL INCLUSIVO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

desafios e perspectivas do NAPNE

Autores

Resumo

A prática inclusiva na instituição de ensino é um desenvolvimento recente configurando um novo cenário que demanda, além do desenvolvimento de políticas de apoio, um aprofundamento na reflexão sobre a educação menos excludente. Este artigo tem por objetivo analisar os desafios da educação inclusiva, as determinações nas instituições juntamente com o percurso da educação inclusiva nacional. A partir disso, foram levantadas questões sobre a educação partindo de uma perspectiva inclusiva observada dentro dos locais de formação superior. Indagações sobre os direcionamentos de ações inclusivas presentes nesses espaços, foram levantadas. A necessidade de formação pedagógica dos professores, a produção de material pedagógico adaptado e quaisquer adaptações necessárias em suporte ao aluno com NEE. Diante disso estabelecer a prática educativa inclusiva que beneficie tanto professores quanto alunos no reconhecimento das diferenças e na criação de estratégias para superação das dificuldades que aparecerem durante o percurso escolar.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Silva, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva é atuante na Comunidade Surda desde 2002. Pós-graduando em: Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS) e em Educação Digital (SENAI/SC). É professor e Tradutor-Intérprete de Libras. Formado em Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras-Libras (Uniasselvi). Possui Mestrado em Educação (Unifal/MG). Pós-graduado em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi). Tem Especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais (FAEL
S/A). Certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH). Tradutor/Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/VarginhaMG. Atualmente é Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. Ex-Membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras", "Dialogando com a Biblioteca!", "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" e "Libras em Movimento".

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA