SKINNER E A EDUCAÇÃO: Contribuições do Behaviorismo Radical

Autores

  • Edmilson de Brito IFSULDEMINAS
  • Aline Ribeiro Paes Gonçalves IFSULDEMINAS

Resumo

A presente revisão bibliográfica tem como objetivo apresentar as contribuições da teoria behaviorista de Skinner para a educação e, em especial, para a Educação Profissional e Tecnológica. Este estudo foi produzido para a disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, da Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Profissional e Tecnológica, do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Skinner é o mais conhecido representante do Behaviorismo, linha de pensamento da psicologia, fundada pelo também americano John Watson e que dominou o pensamento e a prática da psicologia em escolas e consultórios até os anos 50 nos EUA. Seus estudos a respeito da aprendizagem foram muito além de somente estímulo-resposta, pois tinha uma preocupação em melhorar os métodos de ensino e aprendizagem. Na educação profissional brasileira, seu pensamento é erroneamente confundido com o ensino tecnicista, linha de educação adotada durante o governo militar, em meados do século XX.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA