INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

o processo de alfabetização de uma criança com autismo

Autores

  • Juliana Ferreira Cardoso IFSuldeMinas
  • Natália Aparecida Martins Ferreira
  • João Francisco Sarno Carvalho

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial, Processo de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de alfabetização de crianças com autismo de
modo a estudar a inclusão escolar na educação infantil através de estratégias lúdicas no ensino / aprendizagem de
crianças autistas, pois, por meio do brincar, a aprendizagem torna-se dinâmica, muitas vezes até palpável, levando-as a
uma melhor compreensão do conteúdo estudado. De modo teórico, discutiu-se o trabalho em questão tratam-se da
inclusão de uma criança com transtorno do espectro autista (TEA), as dificuldades e as conquistas através de um esforço
mútuo, família e escola. Para galgar o objetivo proposto este estudo serviu-se de metodologia qualitativo-descritiva com
o emprego de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura. Os resultados mostram que a socialização e primeiro passo
para dar início ao processo de ensino-aprendizagem do aluno, e após buscar técnicas que promovam um ensino
adequado e atendendo a necessidade dessa criança.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA