FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO: obstáculos vivenciados durante o ensino remoto.

Autores

  • Elisa Rocha IFSULDEMINAS
  • Aline Juliana de Santana Dos Santos Santos
  • Fabiana Pereira De Oliveira Oliveira

Palavras-chave:

Desafios; Docentes; Pandemia.

Resumo

Este relato de experiência é sobre um projeto que foi desenvolvido por discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD do IFSULDEMINAS campus Muzambinho, polo Machado. O projeto foi aplicado na temática de gestão escolar, com finalidade de contribuir com a formação continuada de docentes sobre as novas tecnologias do ensino remoto. A princípio, seria desenvolvido um curso com a equipe escolar, entretanto, necessitou de adequações, sendo aplicada uma palestra sobre: “os desafios do retorno ao ensino presencial”. Mesmo perante as alterações, a palestra não alcançou público esperado por parte dos profissionais convidados. Então a partir de uma reflexão sobre a prática, e trazendo conceitos através das teorias, e a realidade encontrada na realização, observamos que a falta de tempo, desmotivação e sobrecarga dos profissionais, seriam as principais possibilidades pesquisadas para responder às questões. Os resultados obtidos trouxeram considerações sobre a realidade vivenciada pelos gestores, professores e alunos durante o período de pandemia.

 

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA