O LUDICIDADE: INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Leandra Neder IF SUL DE MINAS
  • Viviana Aparecida Ferreira

Palavras-chave:

Ludicidade

Resumo

O presente relato de experiência parte da preocupação que existe na educação contemporânea de desmistificar a abstração do ensino da matemática; dada tal importância pretendeu-se através do método indutivo, com análise bibliográfica e experimento de caso concreto averiguar a relevância e validade da ludicidade, através do jogo trilha da matemática, como instrumento que desperta maior interesse nos alunos dos anos iniciais. Principalmente, trata-se de meio facilitador da aprendizagem e assimilação da referida disciplina. Após todas as análises supramencionadas pode-se verificar a positividade da resposta à questão trabalhada, ou seja, a pesquisa obteve êxito e conclusão positiva por parte dos alunos participantes, foram demonstradas algumas das possíveis contribuições dos jogos na assimilação de saberes matemático e, ainda acrescentou a importância e o protagonismo do professor na mediação entre ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA