METODOLOGIAS ATIVAS E ROBÓTICA EDUCACIONAL: Ação de Extensão Durante a Pandemia
Palavras-chave:
Arduino, Métodos de Ensino, Ferramentas PedagógicasResumo
O rápido avanço da tecnologia nos últimos anos contribuiu para o surgimento de novas maneiras de transmitir o conhecimento adquirido pela humanidade até os tempos modernos. O uso da robótica para fins educativos permite a utilização desses novos modos de ensino estimulando os discentes a participarem do processo de transmissão do conhecimento de maneira mais direta. A utilização de metodologias ativas no ensino facilita a compreensão do aluno, permitindo-o participar ativamente nas etapas de criação de projetos (idealização e montagem), além de desenvolver habilidades como responsabilidade e criatividade. A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), trouxe mudanças e reflexões profundas na área da educação e, com isso, adaptações estão sendo realizadas para mitigar os impactos causados por essa enfermidade global. Este trabalho apresenta um relato de ações realizadas através de um curso de formação na utilização de metodologias ativas e robótica educacional remoto com o objetivo de amenizar os impactos sociais e educacionais provocados pela Covid-19.