O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Fernanda Gonçalves Reis IF Sul de Minas Campus Muzambinho Polo Machado
  • Elaine Cristina de Souza Garcia

Palavras-chave:

Escola, Identidade étnico-racial, Racismo

Resumo

 O presente relato de experiência apresenta uma análise crítico reflexiva sobre a PCC desenvolvida ao longo do 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia. Este trabalho discutiu sobre qual deve ser a postura do educador diante de uma situação de preconceito racial vivenciada no cotidiano com as crianças, objetivando assim despertar ações sobre as questões étnico-raciais, discutindo, sobretudo, os impactos negativos de práticas racistas na construção da identidade da criança. À vista disso, destacamos a relevância da valorização da diversidade, livre de apelidos ou estereótipos que possam causar consequências e traumas nas vítimas. Enfatizamos que não somos todos iguais, as diferenças existem e precisam ser trabalhadas desde a mais tenra idade em ambientes escolares. Utilizamos como aporte teórico literaturas sobre identidade negra e o racismo na educação. Nosso relato de experiência processou-se através das observações e interação com o sujeito de pesquisa analisado e diante disso, concluímos que o racismo está presente a todo o momento, ora de modo velado, ora escancarado, e justamente por isso devemos lutar por essa causa.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA