Um JOGOS DE CELULAR E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Palavras-chave:
Jogos Digitais; Gamificação; Game Studies; Representação, Matemática, Conhecimento matemático, Jogos mobileResumo
- Este artigo aborda as análises e as discussões feitas de um projeto de pesquisa financiado com bolsa custeada pela FAPEMIG, intitulado “Jogos de celular e o conhecimento matemático”. Após breve levantamento bibliográfico atinente ao tema e ao recorte pretendido, buscou-se compreender o que se entende por análise de jogos para que estes objetos possam ter seus conteúdos e discursos projetados e discutidos no âmbito da matemática. A partir da análise, estudou-se vários jogos escolhidos pelo maior número de downloads na plataforma Google Play para Android. Para tanto, fora selecionados seis: Among Us (InnerSloth LLC, 2018), Candy Crush (King, 2012), Clash of Clans (Supercell, 2013) Heli Jump (Voodoo, 2018) Pokémon GO (Niantic Inc., 2016) e Gardenscapes (Playrix, 2016). Observou-se, após a análise a discussão, que os conceitos matemáticos são fundamentais para a construção do mundo desses jogos, podendo ser utilizados como exemplos no ensino.
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Publicado
23-12-2022
Edição
Seção
Matemática / Probabilidade e Estatística JORNADA