METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM:

Uma revisão sistemática

Autores

  • Luana Cristina Barbieri da Silva IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Fábio Moda Magnoni IFSULDEMINAS
  • Ana Claudia Loureiro
  • Vitor Gonçalves

Resumo

O advento das metodologias ativas de aprendizagem e as tecnologias educativas permitiram uma grande mudança na prática pedagógica, tornando os processos de ensino convencionais cada vez mais descontextualizados. O que se percebe é o surgimento de métodos e recursos tecnológicos digitais que promovem um ensino centrado no aluno e o professor assumindo, cada vez mais, o papel de mediador da aprendizagem. Nesta perspetiva, o presente trabalho trata de uma revisão sistemática da literatura acerca  do uso das tecnologias digitais educativas  e das metodologias ativas no contexto da educação básica, essencialmente em turmas do 6º ao 9º ano.  O nosso objetivo foi o de reunir, sistematicamente, uma coletânea de trabalhos publicados nas principais bases bibliográficas nesta temática visando verificar as potencialidades do uso das tecnologias digitais como apoio às metodologias ativas para o processo de aprendizagem do aluno.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA