Brincadeiras e Brinquedos em tempos de pandemia

Contribuições para o desenvolvimento de Competências Socioemocionais

Autores

  • Cláudia Maria Ferreira da Silva IF Sul de Minas
  • Elaine IF Sul de Minas
  • Camila IF Sul de Minas

Palavras-chave:

Educação Infantil; Protagonismo; Intencionalidade.

Resumo

Os objetivos deste trabalho são apresentar um relato de experiência sobre a  prática realizada com crianças da Educação Infantil com ênfase em brincadeiras e brinquedos que contribuem para o desenvolvimento de competências socioemocionais, verificar possibilidades de protagonismo da criança frente às experiências em situações lúdicas como brincadeiras e brinquedos e discutir teoricamente as contribuições de autores sobre este tema. O problema que norteou a prática pedagógica é a reflexão sobre como as brincadeiras e os brinquedos em tempos de pandemia podem contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças da Educação infantil. A prática ocorreu em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Santa Rita do Sapucaí, durante o retorno híbrido das aulas, momento controverso em que o mundo enfrentava a pandemia causada pelo vírus SARS COV 2. Como resultado foi possível verificar que o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na fase da Educação Infantil pode ser alcançada através da utilização de brincadeiras e brinquedos devendo ocorrer no cotidiano da sala de aula.

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA