JOGO DE TABULEIRO “7 WONDERS” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Rodrigo Janoni Carvalho IFSULDEMINAS
  • Ester Silva Almeida IFSULDEMINAS

Resumo

Um grande desafio do educador hoje é tornar a aprendizagem dinâmica e atrativa sendo necessário transformar a abordagem tradicional. Promover a construção do conhecimento de forma lúdica é uma estratégia alternativa que possibilita uma aprendizagem mais efetiva graças ao aumento do interesse dos alunos. Nesse trabalho, apresentamos um dos jogos utilizados num projeto de extensão do Instituto Federal. “7 Wonders” remete os jogadores às sete maravilhas do mundo antigo. Através da estratégia, os jogadores produzem recursos, constroem estágios das maravilhas, batalham e realizam comércio entre os vizinhos. O percurso metodológico baseou-se na proposta de estudar os referenciais teóricos pertinentes ao assunto, bem como a realização de oficinas, nas quais avaliamos a aplicação de jogos de tabuleiro como ferramentas educacionais. Verificamos a eficácia do uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica, na medida em que, no desenvolvimento de habilidades táticas e de raciocínio lógico, o aluno pode aprender o conteúdo proposto com maior envolvimento.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA