FORMAS E CORES

Autores

  • Anderson Correa de Almeida If Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Resumo

RESUMO

O texto trata-se de um Relato de Experiência vivenciado na disciplina PCC–II, e foi aplicado com estudantes da Educação Infantil de uma Escola da Rede Municipal, no sul de Minas Gerais. Observaram-se as maneiras que a prática pedagógica desenvolvida a partir de formas e cores pode contribuir para  o desenvolvimento de crianças, considerando tais atividades contribuírem significativamente para que os alunos possam desenvolver habilidades motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, além de proporcionar desde a atenção, classificação e conhecer as formas e cores que fazem parte do seu cotidiano. Os objetivos foram: apresentar uma prática desenvolvida com crianças da Educação Infantil com foco em cores e formas; discutir teoricamente os potenciais de atividades que envolvem cores e formas para o desenvolvimento dos alunos e escrever.  Foram utilizados recortes e colagem para identificar formas e cores e a coordenação motora e a noção de espaço. Os resultados deste trabalho apontaram que momentos de aprendizagem através do lúdico explorando e permitindo o contato de diferentes materiais é de extrema relevância para Educação Infantil.

Palavras-chave: Cores; Educação Infantil; Formas Geométricas; Lúdico.

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA