FORMAS E CORES
Resumo
RESUMO
O texto trata-se de um Relato de Experiência vivenciado na disciplina PCC–II, e foi aplicado com estudantes da Educação Infantil de uma Escola da Rede Municipal, no sul de Minas Gerais. Observaram-se as maneiras que a prática pedagógica desenvolvida a partir de formas e cores pode contribuir para o desenvolvimento de crianças, considerando tais atividades contribuírem significativamente para que os alunos possam desenvolver habilidades motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, além de proporcionar desde a atenção, classificação e conhecer as formas e cores que fazem parte do seu cotidiano. Os objetivos foram: apresentar uma prática desenvolvida com crianças da Educação Infantil com foco em cores e formas; discutir teoricamente os potenciais de atividades que envolvem cores e formas para o desenvolvimento dos alunos e escrever. Foram utilizados recortes e colagem para identificar formas e cores e a coordenação motora e a noção de espaço. Os resultados deste trabalho apontaram que momentos de aprendizagem através do lúdico explorando e permitindo o contato de diferentes materiais é de extrema relevância para Educação Infantil.
Palavras-chave: Cores; Educação Infantil; Formas Geométricas; Lúdico.