CONTAR HISTÓRIAS

o fazer docente em meio a pandemia

Autores

  • Domênica Leite Pereira Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Andréia C. Silvério
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento

Resumo

Apresenta a importância da prática na formação docente. Aborda a Contação de História, sua origem e utilidades. Busca compreender a contribuição da Contação de História desenvolvida dentro disciplina Prática como Componente Curricular (PCC) como alavanca para a oralidade, escrita e interpretação. Desenvolvido através de um relato de experiência sobre prática realizada em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental na cidade de Inconfidentes-MG. Relaciona a prática como componente curricular discente como sendo fundamental para a construção do fazer docente. Indica elementos para que os professores possam se debruçar sobre o processo de contar histórias de forma lúdica, analisá-las e utilizá-las como ferramentas versáteis no fazer pedagógico. Considera a Contação de História como método pertinente para desenvolver o gosto pela leitura assim como para desenvolver a capacidade de interpretação. Sugere que mais estudos pontuais com análises de práticas em contar histórias sejam realizados para ajudar futuros docentes.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA