Ensinando geometria por meio de desenhos animados

Autores

  • Diego Luan Gomes da Silva IFSULDEMINAS - Inconfidentes
  • Geslaine Frimaio da Silva IFSULDEMINAS - Inconfidentes
  • Marcos Vinicius Gomes de Lima IFSULDEMINAS - Inconfidentes

Resumo

Os indicadores do Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
(Pisa) aponta que 68,1% dos estudantes brasileiros, não possuem nível básico mínimo de
Matemática (BRASIL, 2018). No ensino fundamental, que se constitui o alicerce do
conhecimento, resultados Sistema de Avaliação da Educação Básica (BRASIL, 2019)
apontam que em geral, os alunos não conseguem determinar probabilidade, calcular
porcentagem, resolver uma expressão algébrica ou analisar formas geométricas. Nesse
sentido, esse projeto de ensino tem por finalidade, utilizar as Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TIDCs), com a finalidade de promover o ensino e
aprendizagem de figuras geométricas planas e tridimensionais para alunos do ensino básico.
A aprendizagem será estimulada enfatizando figuras geométricas que são utilizadas na
construção de personagens de desenhos animados conhecidos. Na execução do projeto
serão produzidos três vídeos, sendo: um para figuras geométricas planas, outro para figuras
geométricas tridimensionais e o terceiro para utilização de figuras geométricas planas e
espaciais utilizadas no cotidiano.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA