2319-0124 JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Sua Importância para o Desenvolvimento Integral da Criança
Palavras-chave:
Importância do Lúdico, Jogo de Tabuleiro, Jogos no Ensino, Inclusão Infantil, Aprendizado com Jogos.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise mediante um relato de experiência da disciplina de Prática como Componente Curricular II - PCC II e, após, utilizou-se de uma revisão bibliográfica sobre a relevância do lúdico, utilizando-se do jogo de tabuleiro para trazer à luz uma aprendizagem significativa na primeira infância. A investigação incide sobre a contribuição das brincadeiras e dos jogos no desenvolvimento das crianças, quer ao nível da cognição, quer ao nível da imaginação e criatividade, e procura determinar a importância do papel dos educadores neste sentido, torna-se evidente o quão importante é o trabalhar com recursos de intervenção durante todo processo de ensino e aprendizagem. A análise comprovou que ao lidarmos com experiências lúdicas, aprendizagem, os alunos se tornam mais motivados, capazes de se comunicarem e de lidarem com situações-problemas do dia a dia, habilidades e capacidades que são essenciais desde a primeira infância.