OS IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS CAUSADOS PELA COVID-19 NA VIDA DOS PROFESSORES DE UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Bianca Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
  • Illana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Daniela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Palavras-chave:

Covid-19. Ensino Remoto; Gestão Escolar; Pandemia; Professores.

Resumo

O vírus SARS-CoV-2 que causa a COVID-19 parou o mundo e várias medidas para controlar o contágio foram adotadas, uma delas foi o isolamento social, com restrições e fechamento provisório de escolas no Brasil, de acordo com a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC nª 343, de 17 março de 2020. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar como a pandemia de Covid- 19 afetou a vida de professores brasileiros. Através da experiência vivida na disciplina de Prática como Componente Curricular e leitura de artigos relacionados ao tema, de forma descritiva fizemos um levantamento das possíveis causas dos problemas enfrentados durante o ensino remoto. Qualitativamente, destacamos que os docentes enfrentaram inúmeros obstáculos, como: mudança na metodologia de ensino, transformação da sua casa em sala de aula, problemas emocionais, entre outros. Ao longo da pesquisa, verificamos como o auxílio proveniente da gestão escolar faz total diferença na vida dos educadores, principalmente frente a novos desafios.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA