MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO EMOCIONAL DE PROPAGANDAS A PARTIR DA CONDUTÂNCIA DE PELE

Autores

  • Marcela Vieira Scatolin IF Sul de Minas Campus Passos
  • Diogo Rógora Kawano (orientador) IF Sul de Minas Campus Passos

Resumo

Identificar as principais estratégias de comunicação que se destacam em propagandas de natureza política é primordial para uma campanha eleitoral de sucesso. Para isso, métodos psicofisiológicos têm sido ferramentas de extrema relevância, uma vez que permitem, com maior precisão, obter dados emocionais. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é propor um método de comparação emocional em mensagens persuasivas que, além de objetivo, seja neurofisiologicamente quantificável. A pesquisa contou com a participação de 24 pessoas que, enquanto assistiam a um vídeo com 6 diferentes propagandas eleitorais de dois partidos, tiveram seus dados de condutância de pele coletados. Os resultados contribuem para a compreensão do tema, além de colaborar na identificação dos apelos emocionais que mais se destacam nessa categoria.

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Publicado

2022-12-26