Evasão Escolar

práticas para minimizar este contexto

Autores

  • Grassiane Rodrigues Pícoli IFSul de Minas Muzambinho
  • Adriani Amaral de Melo
  • Ana Cláudia Oliveira

Resumo

O presente trabalho relata a prática em um projeto aplicado em uma escola estadual no sul de Minas Gerais. Este relato tem como objetivo refletir sobre os mecanismos direcionados ao combate à evasão escolar, sendo um deles, a permanência dos alunos na escola através do incentivo à formação e ingresso no nível superior, com vista a preparação para a vida profissional. Para isso, utilizou-se de questionários, testes vocacionais e reuniões com participação de profissionais para expor sobre a importância da conclusão do ensino regular e sobre a continuidade da formação acadêmica. Devido ao curto tempo no qual foi submetido o projeto, sendo este aplicado em sala de aula sob orientação do professor regente, de maneira remota, ainda não foi possível obter resultados sobre a efetividade das práticas e se contribuem ou não para a redução da evasão. No entanto, foi possível observar a importância da participação e incentivo da escola ao desenvolverem projetos no âmbito escolar.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Currículos específicos / Orientação e Aconselhamento JORNADA