A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

autonomia e independência

Autores

  • Lidia Maria Souza Belchior Coutinho IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes (Polo Campo Belo).IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes (Polo Campo Belo).
  • Solene
  • Ariane Borges de Figueiredo IFSULDEMINAS - Campus Machado

Palavras-chave:

Hábito, Emancipação, Liberdade, Ensino, Criança

Resumo

Pesquisas no campo da educação infantil mostram que os anos iniciais de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Objetivou-se estudar a aplicação da rotina na educação infantil, bem como sua importância no auxílio da busca da autonomia e independência das crianças, com benefícios que se estendem para sua vida adulta. A metodologia adotada foi de artigo de revisão cuja busca priorizou palavras-chaves como: rotina, ensino, educação, independência e infantil, no período de 1998 a 2022, disponíveis nas seguintes bases de pesquisa: Scielo e Google acadêmico.  A análise empreendida mostrou que a rotina empregada na organização de tempo e espaço, quando utilizada como instrumento metodológico, de forma pedagógica é uma grande aliada na busca da autonomia e independência das crianças e influencia suas vidas.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA